
“Chip da Beleza” e os riscos para à saúde da mulher
Ganho de massa muscular, aumento da disposição e da libido sem esforço. Parece mentira, né?
E é!
Na busca por atingir os padrões estéticos, muitas pessoas acabam sendo atraídas por propagandas enganosas e perigosas.
Acompanhe nosso artigo e veja o que é, quais as promessas e os efeitos colaterais desse implante hormonal.
Afinal, o que é o “Chip da Beleza”?
Muito popular nas clínicas de estética, o “Chip da Beleza” é um implante do hormônio gestrinona, que é inserido no braço da mulher com a promessa de trazer muitos benefícios para a saúde.
Dentre eles, o ganho de massa muscular, o aumento na energia para as atividades do dia a dia, além do aumento do apetite sexual. Tudo isso sem esforço.
Como a gestrinona atua no corpo?
A gestrinona é um hormônio que inibe o estrogênio e estimula a produção de testosterona no corpo da mulher, e inicialmente era usada no tratamento de doenças como endometriose e miomas.
Atualmente, estes distúrbios são tratados com outras medicações mais modernas e que oferecem menos efeitos colaterais às pacientes.
Existe comprovação científica?
Em uma nota divulgada em setembro de 2021 pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o órgão afirma que não há comprovação de que o chamado "Chip da Beleza" traga qualquer benefício pra mulher, seja pra fins estéticos ou não.
Até o momento, o Implanon (implante do hormônio Etonogestrel) é o único aprovado pela Anvisa, e é um anticoncepcional. Ou seja, não atua com a promessa de embelezar a paciente, mas como contraceptivo.
Efeitos colaterais do “Chip da Beleza”
Existem os efeitos colaterais reversíveis, ou seja, que acabam quando é interrompido o uso do hormônio, e os irreversíveis, que são casos mais graves.
Reversíveis:
- Queda de cabelo;
- Inchaço;
- Acne;
- Aumento dos pelos corporais.
Irreversíveis:
- Aumento do clitóris e perda de sensibilidade no local;
- Alteração na voz.
Conclusão
Apesar de não ser proibido pelos órgãos sanitários, não recomendamos o uso do implante de gestrinona por causa da falta da comprovação da sua eficácia e dos seus efeitos colaterais.
Procure praticar exercícios, manter uma dieta balanceada, cuidar da saúde mental, fazer seus exames de rotina e se conhecer melhor. Essa é a forma mais segura de encontrar a beleza dentro de você!
penis enlargement penis enlargement penis enlargement
Lori
11 de June às 08h10