
Vacina contra o HPV reduz em quase 90% a chance de câncer de colo de útero
Em novembro de 2021, o jornal científico The Lancet publicou um estudo que confirma a eficácia da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) contra o câncer de colo de útero. De acordo com o periódico, pessoas que tomam a vacina tem uma chance 87% menor de desenvolver a neoplasia.
Outra grande descoberta foi que, quanto antes aplicada a vacina, maior a redução nas taxas de colo de útero. A diminuição para adolescentes entre 16 e 18 anos foi de 34%, para adolescentes entre 14 e 16 anos foi de 62%, e para adolescentes entre 12 e 13 anos caiu para 87%.
Quem pode tomar a vacina?
A vacina do HPV está disponível no SUS para adolescentes (meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos), mulheres de 9 a 45 anos ou homens dos 11 aos 26 anos que tenham alguma doença que comprometa o sistema imunológico (como HIV e câncer).
No sistema particular, mulheres até 45 anos podem tomar a vacina.
Benefícios da vacina
Além de proteger contra o câncer de colo de útero, a vacina contra o HPV protege Protege quanto as lesões precursoras e verrugas do HPV encontradas no papanicolau.
Por isso, se você já teve alguma lesão de colo de útero, a vacina evita que essa ferida possa reaparecer no seu organismo.
Um dado importante é que a vacina do HPV protege a paciente especificamente contra o papilomavírus humano, portanto o uso do preservativo durante a relação sexual é indispensável para se proteger contra outras doenças.
O que é HPV?
O HPV (papilomavírus humano) é uma das chamadas ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), e uma das maiores causas de desenvolvimento do câncer de colo de útero. Seus sintomas mais comuns são verrugas na região íntima ou na pele circundante.
A doença é propagada a partir da relação sexual sem o uso do preservativo, seja anal, vaginal ou oral, e também da mãe para o bebê durante a gravidez, o parto ou amamentação.
Plant foods such as mushrooms and leafy greens, but only if they re grown on iodine rich soil how to take priligy
Nibgofill
23 de September às 14h29